Odontopediatria

Odontopediatria

A Odontopediatria é a especialidade da Odontologia exclusivamente dedicada à manutenção da saúde oral de crianças e adolescentes.

Esta especialidade alia à componente curativa uma forte componente preventiva, uma vez que o acompanhamento do desenvolvimento dos chamados “dentes de leite” é fundamental não só para assegurar corretas funções fonéticas e de mastigação, mas também, para diagnosticar e prevenir precocemente potenciais problemas, garantindo uma dentição permanente saudável.

layer

Apesar de alguns tratamentos serem semelhantes aos dos adultos, a Odontopediatria oferece tratamentos exclusivos. Os problemas dentários podem surgir bastante cedo, pelo que se recomenda que a primeira consulta se realize a partir do momento em que nascem os primeiros dentes, normalmente entre os 6 meses e 1 ano de idade.

Sabemos que o medo e a ansiedade estão geralmente associados à ida ao dentista. No entanto, o Odontopediatra tem formação específica para lidar com os receios da criança, transformando a consulta numa experiência positiva.

Com o intuito de desdramatizar a visita ao Dentista, foi criada um espaço lúdico dedicado exclusivamente aos pacientes mais novos, onde estes poderão aguardar de forma divertida pelo momento da consulta.

Acompanhamento Ortodôntico Preventivo

O mau posicionamento dentário e a má oclusão são problemas que afetam muitas crianças, determinando a necessidade do uso de aparelhos ortodônticos. Neste sentido, o acompanhamento regular é fundamental para atuar precocemente e prevenir ou tratar o problema desde o seu início. Nos casos em que o Odontopediatra diagnostique a necessidade do uso de aparelho corretivo, a criança é reencaminhada para o departamento de Ortodontia da OMINI, onde será seguida por um especialista.

Tratamento de Cáries

A ingestão frequente de açúcares associada a uma má escovação resulta freqüentemente no aparecimento de cáries. Se não tratadas, as cáries podem condicionar a perda precoce dos dentes de leite, muitas vezes com consequências ao nível do posicionamento e alinhamento da dentição definitiva. Para além do tratamento, durante a consulta a criança e os pais são aconselhados sobre hábitos saudáveis de alimentação e higiene oral.

>>>>