Disfunção das Articulações Têmporo-Mandibular

Disfunção das Articulações Têmporo-Mandibular

A ATM é a articulação que une a mandíbula ao crânio e está localizada na frente do ouvido e a utilizamos quando falamos, mastigamos ou engolimos.

Disfunções da ATM

O paciente que apresenta uma distunção da ATM pode ter dor de cabeça na região temporal ao acordar ou no final da tarde sensação de rosto cansado, limitação de abertura bucal, dor ao mastigar, estalos na ATM, zumbido.

O especialista em ATM investigará na consulta os fatores contribuintes, desencadeantes e perpetuantes da sua disfunção da ATM e através da leitura de sua boca e dos sintomas que se apresenta, se você está exercendo o bruxismo cêntrico ou excêntrico durante o sono, o que poderia levá-lo a acordar com dor de cabeça pela manhã.

Etiologia

A causa das Desordens da ATM é multifatorial, onde é importante salientar que os hábitos parafuncionais (apertamento dos dentes, roer unhas, morder os lábios) e o bruxismo cêntrico e excêntrico (ranger os dentes e apertar os dentes durante o sono) contribuem muito no aparecimento e manutenção dos sintomas das disfunções da ATM. Os tratamentos das Disfunções da ATM são diversos e pode ser dividido em diruno e/ou noturno.

O tratamento diurno dependendo do tipo de disfunção vai desde o comportamental cognitivo, correção da postura de boca, hábitos parafuncionais, terapia muscular, desativação dos pontos gatilhos existentes na musculatura da mastigação, avaliação da mordida para verificação de interferências oclusais, até um tratamento oclusal.

A placa estabilizadora é um dispositivo interoclusal rígido e removível, onde é importante salientar que deve ser RÍGIDA (dura), confeccionada em acrílico, não podendo ser MACIA (de silicone), pois esta aumenta a parafunção do paciente, piorando assim, o seu quadro clínico, levando o paciente perpetuar a sua disfunção da ATM, recidivando frequentemente os sintomas.

A placa estabilizadora necessita de ajustes sucessivos e contínuos, devolvendo contatos bilaterais e simultâneos. As finalidades da placa estabilizadora são:

Distribuição das forças oclusais,

Promover estabilidade oclusal,

Proteger os dentes de cargas que venham a ser traumáticas, reduzir desgaste dental nos pacientes que rangem os dentes a noite (bruxismo),

Estabilizar os dentes que não possuem os seus antagonistas.

Não devemos encarar a dor como fazendo parte de nossa rotina diária, pois assim estaremos encarando-a como normal. Todos nós um dia tivemos dor e sabemos o quanto é ruim esse sintoma e sendo esse diário, é pior ainda, pois diminui a nossa qualidade de vida.

Se você tem esses sintomas acima relacionados procure o Especialista em ATM e Dor Orofacial e faça uma consulta.


Arnaldo Julio de Souza

Lucas Martins de Castro e Silva

Lucas Martins de Castro e Silva

Residência em CTBMF Universidade UNESP/Araraquara
Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial
Mestre e Doutor em CTBMF pela FOP/UNICAMP
CRO 89765

Arnaldo Julio de Souza

Prótese Odontológica
Clínico Geral
Dentística
Especialista em Radiologia e Imaginologia
Universidade Unoeste – Conclusão 1991
CRO 48527

>