Cirurgia Oral

A Cirurgia Oral é a especialidade da Odontologia dedicada à prevenção, diagnóstico e tratamento de alterações, lesões e patologias da cavidade oral e estruturas anexas.

layer
Extrações

A necessidade de extrair um dente pode ser imposta por razões diversas, onde se contam a existência de cáries extensas, perda óssea severa provocada por infecção ou a necessidade de ganhar espaço na arcada dentária. Geralmente realizadas sob anestesia local, as extrações podem apresentar diferentes graus de complexidade.

Extrações Cirúrgicas de Dentes Inclusos

Designam-se por inclusos os dentes que não chegam a erupcionar. A não erupção de um dente pode ser motivada por várias razões, sendo uma das mais comuns a falta de espaço na arcada dentária. Se não forem removidos, a constante pressão causada pela tentativa de erupção pode causar diversos problemas como a destruição dos dentes vizinhos, inflamação, dor e apinhamento. Por serem os últimos a nascerem, os sisos são os dentes que mais frequentemente permanecem inclusos. Contudo, existem também situações em que o organismo produz dentes extras, os supranumerários, que não têm espaço para erupcionar.

Remoção de Cistos e Tumores

A remoção de cistos e/ou tumores exige igualmente a intervenção da Cirurgia Oral. A origem de alguns cistos pode estar associada a um dente incluso não removido. Existem casos em que a infecção ou o cisto estão localizados na extremidade da raiz do dente. Nessas situações, recomenda-se o tratamento endodôntico (Canal), e se a infecção persistir, a remoção do cisto terá que ser efetuada cirurgicamente.

Tratamento da Disfunção da Articulação Temporo-Mandibular

Localizada junto ao ouvido, a articulação temporo-mandibular (ATM) estabelece a união da mandíbula com o crânio. As disfunções desta articulação estão relacionadas com problemas de má relação dentária que provocam desequilíbrio nas articulações, músculos e ligamentos. Os principais sintomas reportados pelos pacientes são dores de cabeça, ouvidos, olhos, face e pescoço; bem como, dificuldades na mastigação, zumbidos, enjoos e tonturas. O tratamento da disfunção da ATM passa pela eliminação dos fatores causais, sendo frequente a necessidade de associar ao tratamento ortodôntico, reabilitação oral, entre outros.

>>>>